Passei o dia bem, sempre me cuidando para deixar as pernas elevadas para evitar o inchaço. Estou bem e de certa forma feliz, pois hoje é a formatura de minhas duas sobrinha em Odontologia. Parabéns Camila e Bruna Ximenes.
Hoje algo bem diferente aconteceu comigo. Relendo o BLOG, pude perceber que falou mais não exponho corretamente alguns termos ou até mesmo informações então decidi me recoloca. Eu estava escrevendo como se todos tivessem conhecimento da tireóide como eu estou tendo no momento. Depois que somos acometido por algum problema é mais que natural a busca por maiores informações.
A pouco tem também falando com uma amiga querida de Maceió “ANG”, ela colocou que eu estava errada nas minhas contagens kkkk. Afinal minha “LUTA” se deu desde o momento em que vim do Nordeste (Maceió) para São Paulo em busca de informações e foi confirmado a grande necessidade da cirurgia. Bem minha amiga “AGN” me fez vê que realmente ali começara minha “LUTA”.
Meu CÂNCER é de TIREÓIDE e vou fazer um tratamento com esse nome: IODORAIDIOTERAPIA /IODOTERAIA.
Vamos lá.
O que é a tireóide
A tireóide é uma glândula em forma de borboleta, que fica localizada na área da garganta. Lembrando não fica na garganta. Sua grande função de produzir, armazenar e distribuir os hormônios que regular o metabolismo de todo corpo. São os hormônios T3 e T4. Quando temos o chamado hipotireoidismo, estamos com a baixa desses hormônios. E todo nosso funcionamento do corpo fica lento. Quando estamos com hipertiroidismo, estamos com os hormônios em alta. E consequentemente nosso metabolismos está mais acelerado.
Quando se tem algum tipo de problema onde se tem que se fazer a total retirar da tireóide e necessário ser fazer a reposição desses hormônios. È uma forma tranquila essa reposição. Um comprimido pequenino que se toma diariamente e só. Mas não pode esquecer.
Quando do diagnóstico de Câncer de tireóide o tratamento é a IODOTERAPIA.
A iodoterapia é a forma de eliminar qualquer resíduo do câncer do organismo. Logo após a cirurgia (cerca de um mês depois) e com a indicação do medico, o paciente depois de passar por exames onde é decidido a dosagem que vai ser usada, se prepara para ficar na internação em isolamento total.
Para esse tratamento é necessário se fazer alguns preparos que são: a dieta livre de IODO e a retirada total do HORMÔNIO por 30 dias. Lembrando que cada hospital, clínicas e profissional segue sua própria política de tratamento.
Agora qual a necessidade desse preparo?
As células da tireóide que restaram no nosso organismo, ficam necessitando de IODO e quando for administrado esse iodo, as células iram alimentar-se com o iodo que estará com a radiação e serão mortas. Já a falta do hormônio deixara o paciente em hipotireoidismo e vários sintomas indesejados serão sentidos. Tais como: sonolência, cansaço, perda de energia ganho de peso, inchaço nas pernas e rosto, depressão, alteração de humor e dores nas articulações. A memória e raciocínio também ficam lentos. Olhos cabelos e pele secos, queda de cabelo, intolerância ao frio e intestino preso.
Bem espero que poça ter esclarecido um pouco mais.
Abraços
Oi Verinha, só hj soube do seu blog pelo orkut. Não tinha nem ideia do que vc está passando. Pensei muito no que dizer para que enfrenta uma luta como essa, no entanto, após ler todos os seus posts , só tenho que te dar PARABÉNS. Sim parabéns pelo modo como estás enfrentando esse momento, parabéns pela serenidade, parabéns pela força que vc descobriu que tem (e a que custo não é?), parabéns pela Fé e Esperança, parabéns pela linda família que te apoia e parabéns pelo blog que além de te ajudar pode ajudar a tantas outras pessoas que passam por problemas semelhantes. Em minhas orações vou pedir a N. Sra. que passe na frente, pois qdo Ela passa td se resolve. Fique com Deus e Maria. bjs, Mirna.
ResponderExcluir