13/01

Meu Baú de Valores não de Tesouro.
Os tesouros que eu guardo em meu baú, são as coisas nas quais posso afirmar serem os reais VALORES que um ser humano pode um dia acumular em sua vida.
Minha vida não é lá muito longa rsrsrs, mas sabiamente fui acumulando reais valores por onde passava e ainda passo, mesmo ouvindo de uns ou de outros que aquilo lá não passava de bobagem ou tranqueiras. Não sabia meus amigos, que as bobagens ou tranqueiras eram meus reais valores, meus mais ternos tesouros.
Familiares, amigos, colegas e seguidores vou aqui para vocês abri-lhes a tampa do meu amado BAÚ de VALORES: São na sua maioria objetos palpáveis, fotos, mais os mais ternos valores são lembranças que guardo na memória e os maiores valores: os ensinamentos do meu PAI (In memória)
*Em um relato bem pessoal, mas que agora não terei mais segredo com vocês já estou chorando.
Guardo um cacho dos cabelos da minha vó, que quando pequena sempre os penteava;
Tenho em minhas lembranças as histórias contadas pela minha mãe e pela Zefinha (2ªmãe): Babona, Coco verde e melancia, Capineiro do meu pai, a cabra cabilorá...;
Fiz em minhas lembranças uma história chamada: Marianinha que um dia faço um livro da mesma;
Também guardo meu primeiro diário onde até bem errado era meu português (não que hoje esteja perfeito rsrsr), mas era ali que a, pois ler o livro “O Diário de Anne Frank”, fiz do meu diário meu melhor amigo onde tudo escrevia contando todos meus segredinhos e achando que minha mãe nunca iria descobrir rsrsrs.
Guardo na lembrança do meu paladar, é paladar também tem ternas lembranças. O sabor dos pasteizinhos de carne com um pedacinho de azeitona hummmm envolto em açúcar com canela, que minha vizinha muito querida (Vó dos meus amigos de infância Fred e Rodrigo Vasconcelos), lá da cidade de Moreno-PE fazia nas noites natalinas.
As lembranças vivas de ver meu amado PAI, fazer a nossa fogueira com as próprias mãos nas noites de festas juninas, tradição aqui no Nordeste. Painho tirava a camisa, batia mão de sua foice (instrumento de plantio), e com toda metodologia logística rsrsr fazia a fogueira. De, pois entrava em nossa casa que já estava com um aroma das guloseimas de milho, toma seu banho e fazia a arte final: colocava fogo na fogueira...
Tenho uma coleção de copos da cachaça PITÚ que foi de minha tia Bela;
Guardo um presente que foi do a minha mãe na ocasião do casamento dela. Isso há 49 anos;
Guardo todos os dentinhos dos meus três filhos;
Roupinhas deles de apresentações em escolas e igrejas;
O primeiro conjuntinho de roupinha de homem do meu filho Tauã;
O lençol que foi do meu falecido pai, hoje durmo com ele;
As cartas e os cartões que o Fernando meu marido me mandava e me manda;
Cartinhas que o João Paulo me mandava quando criança;
Convite das minhas sobrinhas dos aniversários de 15 anos. De formatura e dos casamentos;
A lembrança de quando vi meu sogro pela primeira vez;
Fotos do casamento dos meus sogros;
O sabor do meu primeiro Mec Donald no ano de 1991;
Os choros de cada lugar que fui nesse enorme mundo de meu Deus: Disneil Word, Las Vegas, Los Angeles, Itália, Espanha, Portugal, Argentina... Cada lugar meu choro era puro de agradecimento a Deus pela oportunidade de ter saído de uma cidade tão pequena e distante, nascido no meu do lamaçal em um engenho sem água nem energia elétrica rsrsr. E por ver belezas tão magníficas. Em todos esses lugares meus agradecimentos a DEUS em primeiro lugar.
O primeiro sapatinho do meu neto Luis Fernando;
Trago o maior dos orgulhos de ser filha de João e Jura Ximenes, um casal humano em sua totalidade, humilde, honestos, amorosos, bravos no momento oportuno e fez de mim uma mulher de garra. Meu maior orgulho
Fora tudo isso, também guardo, todos os ensinamentos de ética e honestidade para que eu pudesse ser uma pessoa melhor a cada dia que me foi ensinado em família. Trago comigo também cada palavra dos meus Professores e Mestres das Faculdades que passei e tanto amo.
Tenho o carinho dos meus amigos eternos da sala, onde cada um em sua individualidade, mas com sua total subjetividade, sou mais uma nesse grupo. Fiz amigos que hoje são irmão em minha vida.
Não tenho JÓIAS nem OURO, mas tenho valores que homem algum na terra poderá roubar-lhes de mim.
Tenho fé no homem, acredito na humanidade, amo as pessoas e Creio em um DEUS vivo que sabe o que faz.
SÃO ESSES MEUS MAIORES VALORES NA VIDA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário